sexta-feira, 28 de agosto de 2009

CLASSIFICADOS


Neste espaço, vamos colocar anúncios dos colegas. Mandem seus anúncios para ftec.formandos@gmail.com com título CLASSIFICADOS. Se você deseja vender, comprar, trocar algum produto. Ou também oferecer algum serviço ou vaga de emprego.


Para esta edição indicamos o serviço do nosso ex colega Rodrigo Torres, recém formado em Marketing pela FTEC. Ele oferece alguns serviços na área de informática.


Manutenção de Computadores e Notebook's


Realizo instalações de Windows, anti-vírus e outros softwares. Instalação de hardware.
Limpeza e re-instalação do sistema operacional.
Defeitos Intermitentes;
* Travamentos;
* Desligamentos espontâneos;
* Presença de vírus.
* Baixa performance do Windows (Máquina lenta)


Rodrigo Torres - 51 9977-7140

MERCADO EM FOCO - Como elaborar um currículo?

O currículo deve descrever de modo bastante organizado e atrativo a experiência do profissional. Um currículo bem elaborado deve apresentar as seguintes informações:

OBJETIVO (nesse campo deve-se mencionar o cargo e a área pretendidos);
SÍNTESE DE QUALIFICAÇÕES (principais qualificações, adquiridas ao longo da vivência profissional);
FORMAÇÃO ACADÊMICA (cite o curso, nome da instituição em que o realizou e ano de conclusão, por ordem de importância);
IDIOMAS (mencione os idiomas e nível de conhecimento que possui);
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL (basicamente contém o nome das empresas nas quais trabalhou, período, cargo ocupado e suas atribuições);
CURSOS (cursos relacionados à área e nomes das instituições em que os realizou);
INFORMÁTICA (conhecimentos nessa área).

Além disso, é essencial que o currículo seja escrito corretamente, sem erros de digitação ou ortografia. Procure destacar sua experiência profissional e as atividades desenvolvidas de acordo com o seu objetivo, deixando o currículo focado em seu interesse.
Colabroração:
Deivson Nunes
Aluno de Comércio Exterior - FTEC

TECNOLOGIA - Twitter, queridinho do momento


Twitter = Gorjear, cantar, como os pássaros fazem. A expressão tem como origens o gorjear dos pássaros, é algo como “ta cheio de passarinho "cantando" por aqui”.
O Twitter é um microblog, criado para inserir pequenos comentários, falar sobre o que você está fazendo no momento, semelhante ao espaço do MSN, onde se coloca uma frase contando o que você está fazendo no momento, como “No banho” ou algum ou recadinho para alguém em especial, mas que todos os seus amigos “online” estão vendo.

Em pouco tempo o Twitter tomou proporções maiores, hoje é utilizado por diversas empresas, veículos de comunicação, grupo de amigos ou pessoas com interesses em comum, entre outros. Como exemplo, na Radio Gaúcha, muito conhecida aqui no sul do País, aparentemente direcionada para um público conservador, já aderiu a tal tecnologia, semana passada eu ouvia pela manhã, quando o apresentador, ao final de uma entrevista, comenta com um deputado de Brasília, recém entrevistado, que aquela entrevista foi agendada pelo twitter. Isso me chamou a atenção para o assunto. Essa tecnologia recebeu aderência por públicos diversos, muitos que não são adeptos de redes social, como Orkut, Facebook ou até mesmo o uso do MSN.

O Twitter é utilizado hoje com diversas finalidades. Desde um amigo seu, que esta participando de um evento, e de lá atualiza sua pagina no twitter contando o que esta assistindo, vendo ou fazendo. Por empresas que divulgam, de maneira barata, novos produtos e campanhas de vendas, divulgação interna, para funcionários sobre novas diretrizes que a empresa esta preparando, a atualizações de sites de notícias, entre muitas outras finalidades. Inclusive você que pode compartilhar conteúdo sobre um trabalho que está fazendo, com seus colegas.

Essa abrangência e penetração do Twitter não se deve somente a sua finalidade, as maneiras que é possível atualizá-lo, tem participação nisto. Você pode ler e responder as mensagens pelo por celular, pode integrar as mensagens do MSN, pode instalado um plugin em seu navegador de internet, e nele, você lê e respondi, sem a necessidade um aplicativo especial ou acesso a uma determinada pagina para fazer isto... tudo muito fácil. O Twitter ainda só esta disponível em inglês. Boa Twitagem para vocês.

Colaboração: César Magalhães
https://twitter.com/cesarcvm
cesar@bestsoft.com.br

ALUNO EMPREENDEDOR - Entrevista com César Magalhães


Para esta edição de lançamento, convidamos o ex aluno César Magalhães, formado em Marketing pela FTEC em 2008/02. César é sócio e Diretor Comercial da Empresa BestSoft, que atua no ramo de licenciamento de software, para todo o Brasil.


INformando - Fale um pouco sobre sobra sua origem e família.
César - Tenho uma família unida e participativa, minha mãe desde que casou se tornou do lar, em paralelo a isto e fortuitamente fez trabalhos na área de decoração de eventos e festas, meu pai foi bancário até se aposentar. Levei aproximadamente seis anos para me formar, estudei em três faculdades diferentes sempre o mesmo curso. Sempre gostei de estudar sobre assuntos diversos. Para continuar aprendendo e me manter atualizado, leio revistas, sites de notícias e jornais, livros e procuro conversar com pessoas da área em que atuo.

INformando – Como você se vê?
César - Vejo-me como um bom amigo, filho e pai participativo. Tenho perfil apaziguador e facilidade de iniciar relações. Tentando me definir, arisco dizer que me considero criativo, objetivo e dinâmico. Procuro ser justo na vida e no trabalho, profissionalmente me empenho para cumprir o que prometo e me preocupo em prometer o que posso cumprir, meu maior desafio foi aprender a dizer não e sempre tive dificuldade em conviver com rotina rígida. Junto a isto, e a áreas de oportunidade, reúno minha determinação, como sendo as características pessoais, mais importantes para meu desempenho profissional.

Informando
– Como surgiu a idéia de abrir seu próprio negócio?
César - Tenho na Familia alguns empreendedores, o que de certa forma estimula a visão e interesse pra seguir a mesma atuação. A idéia surgiu depois de me desligar de uma multinacional onde trabalhei por sete anos, estava em busca de crescimento pessoal e profissional, decidi viajar para Irlanda para fazer pós graduação, mas isto não ocorreu. Durante os três primeiros meses, em que eu me preparava para viajar, surgiu o convite do meu sócio para aproveitar minha rede de contatos e unirmos nosso conhecimento relativo à área de tecnologia e Marketing.

INformando – Quais fatores você considera mais importantes para o sucesso da sua empresa? E você acha que o aprendizado adquirido na FTEC contribuiu? De que forma?
César - A experiência e gosto pela área de atuação, foco e determinação em superar os objetivos que nos propomos. Conhecimento do produto e mercado, e o constante desenvolvimento de uma marca forte e respeitada. Isto é importante. E todo isso, pude desenvolver melhor durante minha graduação na Ftec, Eu tinha experiência, conhecimento do produto e do mercado, mas não sabia como consolidar essas informações e aproveitá-las da melhor maneira, achava que sabia. Com o conhecimento teórico e pratico que adquiri e vivenciei durante a graduação do curso de Marketing, me possibilitou ver e estudar minhas decisões, de uma maneira mais coerente e baseada em resultados, pesquisas e fatos, e com acertar mais e atingir resultados e corrigir falhas mais rapidamente.

INformando
– Qual área de atuação da BestSoft?
César - Atuamos em nível nacional, as oportunidades são geradas através de ações de Marketing, aproveitamos os contatos para explorar o máximo de informação e maximizar cada negociação.

INformando - Além de sócio, qual o cargo que você ocupa na empresa?
César - Sou diretor comercial, e atualmente também respondo por outras áreas da empresa. Estamos no inicio da operação, pretendo focar, futuramente, em gestão de pessoas e relações publicas.

INformando – Qual sua jornada diária de trabalho?
César - Trabalho de 8 a 10 horas diário, não trabalho aos sábados ou domingos, já fiz muito isto sem real necessidade, atualmente procuro me organizar para cumprir o máximo de atividades dentro do horário definido.

INformando
– O que te dá mais prazer como empreendedor?
César - No processo de empreender o que me dá mais prazer é ver nossas realizações, ver as coisas acontecendo, e ver a solução de cada novo desafio, que aparentemente se faz insoluvel.

INformando – Quais fatores você considera mais importantes para o sucesso da sua empresa? E você acha que o aprendizado adquirido na FTEC contribuiu? De que forma?
César - A experiência e gosto pela área de atuação, nosso foco e determinação em superar os objetivos que nos propomos. Conhecimento do produto e mercado, e o constante desenvolvimento de uma marca forte e respeitada.

INformando – Quais os principais cuidados que você precisou tomar ao iniciar neste segmento? De que forma vocês buscam conquistar mercado?
César - Nosso mercado/produto requer além de um bom atendimento, conhecimento especifico, como requisitos básicos para atrair clientes. Nós buscamos oferecer respostas rápidas e atendimento personalizado como diferencial. Não há um único argumento para persuadir clientes, reunimos estratégia de divulgação, imagem com credibilidade e conhecimento para atrair e manter clientes.

INformando – O que você diria para alunos que pretendem iniciar um novo negócio?
César - Boa sorte! Se pretende iniciar um negócio, procure fazer o que tem afinidade ou satisfação em fazer. Faça, por menor que seja seu negocio, uma pesquisa e um plano de negocio, existe ajuda gratuita para isto e vai ser de grande importância para seu sucesso. Se teu nível de empreendedorismo e determinação for alto e você quer iniciar um negocio que não domina, mesmo sem dinheiro para investir. Se realmente estiver determinado, e tiver uma boa idéia, somado a uma boa rede de relacionamento, saiba que é possível. Também procure se cercar de pessoas que tem conhecimento na área, não pense em centralizar informações nem hesite em delegar tarefas ou atividades, leia sobre liderança.

PROFESSOR CONVIDADO - Habilidade de Negociar


Vivemos uma época em que constantemente precisamos usar nossas habilidades e competências para enfrentar questões que se apresentam em nossas vidas. Muitas dessas questões aparecem em forma de conflito. É justamente aí que entra uma das nossas habilidades mais importantes: a habilidade de saber negociar.
Todos nós negociamos o tempo todo, muitas vezes sem saber que estamos fazendo isso. Negociamos em casa, com esposo, esposa, filhos, quando fazemos compras diárias ou especiais e, é claro, no ambiente de trabalho.
Diariamente nos envolvemos numa série de negociações sem estarmos preparados e sem nos darmos conta de que estamos negociando.
Quando somos mais jovens e estamos iniciando nossas carreiras não temos muita experiência, pois, inicialmente, estamos mais focados nas habilidades técnicas, ou seja, as habilidades do fazer. Quando vamos avançando na construção do nosso desenvolvimento profissional e pessoal, menos dependemos de nossos conhecimentos técnicos e mais de nossa capacidade de negociação, interação e relacionamento com as pessoas.
A negociação é um processo que utilizamos para resolver e dirimir conflitos, sempre que não houver regras estabelecidas ou algum poder de autoridade que deva ser seguido.
É um processo entre duas ou mais partes que se reúnem para discutir propostas com o objetivo de chegar a um acordo comum.
Uma negociação envolve um conjunto de ações e emoções. Poderíamos fazer uma analogia com o “iceberg”, onde o ato de negociar caracteriza-se como a ponta do iceberg, ou seja, por baixo existe um conjunto fundamental de ações e planejamentos que devem sustentar essa pequena ponta.
Todos nós somos negociadores, a diferença é que podemos nos preparar para negociar de forma planejada ou sem o devido planejamento. As probabilidades de atingir os objetivos desejados em uma negociação são mais viáveis quando o negociador segue as três etapas importantes e distintas da negociação: (a) o planejamento, que deve ser elaborado antes da negociação; (b) a execução, que se dá durante a própria negociação; e (c) o controle, onde se verificam os prós e contras ocorridos durante todo o processo da negociação.
Uma negociação deve visar um relacionamento de longo prazo, onde o ideal seria que ambas as partes estivessem satisfeitas, ou seja, os dois lados saíssem ganhando, pois em uma negociação, uma parte depende da outra, numa situação recíproca de interdependência.
Um negociador que se planeja envolve informações sobre seu oponente (a outra parte), sobretudo no que pode influenciar o negócio em si. Um bom negociador é alguém capaz de trabalhar com a outra parte, a fim de encontrar soluções que atendam interesses dos dois lados envolvidos na negociação.

O importante para se tornar um bom negociador é desenvolver acordos que valham a pena para os dois lados.

Colaboração:
Prof. Vanda Regina Machado

ATUALIDADE - Como prevenir Gripes e Resfriados


Aprenda a reforçar seu Sistema Imunológico

O melhor que você pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular sua imunidade, preparando as células brancas do sangue (neutrófilos) e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais. Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus , bactérias e células de tumores. As células T controlam inúmeras atividades imunólogicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores.

Abaixo tem uma relação de alimentos que são importantes, pois estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu funcionamento.

·- Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não tome gelado, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.
·- Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura.
·- Use e abuse do iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.
·- Coloque bastante cebola na sua alimentação.
·- Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.
·- Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru e couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).
·- Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).
·- Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha.
·- O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.
·- Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.
·- Evite óleo de milho de girassol ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados.

Importante: Mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação.

Com esses cuidados acima e essa alimentação, os vírus com certeza nem chegarão perto de você.

Essa é uma pequena contribuição para você enfrentar essa e qualquer gripe que porventura apareça no seu caminho.

Colaboração:
Prof. Dr. Odair Alfredo Gomes - Infectologista
Faculdade de Medicina – UNAERP

FORMATURA - Resultado da Ação entre Amigos

O sorteio das Camisetas da dupla Gre-Nal não obteve nenhum vencedor. Apesar do grande empenho de todos na venda dos números da Ação entre Amigos, que além dos alunos, beneficiou também o Projeto Campeões no Esporte, os números sorteados do primeiro ao quinto prêmio não se encontravam entre os 1.119 números vendidos pelos formandos. Lembramos que haviam 2.000 números para serem sorteados.

Gostaríamos de agradecer à todos pela colaboração!

Como havíamos prometido um prêmio surpresa para o colega que se destacasse nas vendas, conseguimos junto à Produtora Universo em parceria com o Projeto Campeões no Esporte uma camiseta autografada, que será emtregue para o aluno de Marketing Odacir, que vendeu sozinho 10 blocos (100 números)!

Parabéns Odacir!

A entrega do prêmio será feita no dia 11/09 às 18:30h, na Biblioteca da FTEC sede Tumeleiro. Nesta mesma data a Produtora Universo estará até às 20h recebendo pagamentos e tirando dúvidas dos formandos.


Ainda temos blocos para Sorteio de 26/09, e os blocos podem ser retirados com a aluna Maíra do Marketing (maira.fontoura@hotmail.com) ou Aline do RH (aline_diasf@hotmail.com)

INformando :: Número 01 :: Agosto 2009

Estamos muito contentes com o lançamento de mais um canal de informação entre os formandos. Aproveitamos estas férias prolongadas para preparar esta primeira edição do INformando, um informativo que foi idealizado e elaborado por nós, alunos e membros da comissão de formatura com objetivo de estreitar as relações entre os colegas. E este espaço também é seu! Contamos com a participação dos alunos e professores para que os assuntos abordados sejam de interesse geral. Para próxima edição vamos ter o lançamento dos Classificados, onde queremos fomentar o networking entre os alunos. Desejamos à todos uma ótima leitura!
Um abraço e bom retorno às aulas! Aline (RH), Deivson (Comex) e Maíra (MKT)