sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PROFESSOR CONVIDADO - Habilidade de Negociar


Vivemos uma época em que constantemente precisamos usar nossas habilidades e competências para enfrentar questões que se apresentam em nossas vidas. Muitas dessas questões aparecem em forma de conflito. É justamente aí que entra uma das nossas habilidades mais importantes: a habilidade de saber negociar.
Todos nós negociamos o tempo todo, muitas vezes sem saber que estamos fazendo isso. Negociamos em casa, com esposo, esposa, filhos, quando fazemos compras diárias ou especiais e, é claro, no ambiente de trabalho.
Diariamente nos envolvemos numa série de negociações sem estarmos preparados e sem nos darmos conta de que estamos negociando.
Quando somos mais jovens e estamos iniciando nossas carreiras não temos muita experiência, pois, inicialmente, estamos mais focados nas habilidades técnicas, ou seja, as habilidades do fazer. Quando vamos avançando na construção do nosso desenvolvimento profissional e pessoal, menos dependemos de nossos conhecimentos técnicos e mais de nossa capacidade de negociação, interação e relacionamento com as pessoas.
A negociação é um processo que utilizamos para resolver e dirimir conflitos, sempre que não houver regras estabelecidas ou algum poder de autoridade que deva ser seguido.
É um processo entre duas ou mais partes que se reúnem para discutir propostas com o objetivo de chegar a um acordo comum.
Uma negociação envolve um conjunto de ações e emoções. Poderíamos fazer uma analogia com o “iceberg”, onde o ato de negociar caracteriza-se como a ponta do iceberg, ou seja, por baixo existe um conjunto fundamental de ações e planejamentos que devem sustentar essa pequena ponta.
Todos nós somos negociadores, a diferença é que podemos nos preparar para negociar de forma planejada ou sem o devido planejamento. As probabilidades de atingir os objetivos desejados em uma negociação são mais viáveis quando o negociador segue as três etapas importantes e distintas da negociação: (a) o planejamento, que deve ser elaborado antes da negociação; (b) a execução, que se dá durante a própria negociação; e (c) o controle, onde se verificam os prós e contras ocorridos durante todo o processo da negociação.
Uma negociação deve visar um relacionamento de longo prazo, onde o ideal seria que ambas as partes estivessem satisfeitas, ou seja, os dois lados saíssem ganhando, pois em uma negociação, uma parte depende da outra, numa situação recíproca de interdependência.
Um negociador que se planeja envolve informações sobre seu oponente (a outra parte), sobretudo no que pode influenciar o negócio em si. Um bom negociador é alguém capaz de trabalhar com a outra parte, a fim de encontrar soluções que atendam interesses dos dois lados envolvidos na negociação.

O importante para se tornar um bom negociador é desenvolver acordos que valham a pena para os dois lados.

Colaboração:
Prof. Vanda Regina Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário