sexta-feira, 28 de agosto de 2009

ALUNO EMPREENDEDOR - Entrevista com César Magalhães


Para esta edição de lançamento, convidamos o ex aluno César Magalhães, formado em Marketing pela FTEC em 2008/02. César é sócio e Diretor Comercial da Empresa BestSoft, que atua no ramo de licenciamento de software, para todo o Brasil.


INformando - Fale um pouco sobre sobra sua origem e família.
César - Tenho uma família unida e participativa, minha mãe desde que casou se tornou do lar, em paralelo a isto e fortuitamente fez trabalhos na área de decoração de eventos e festas, meu pai foi bancário até se aposentar. Levei aproximadamente seis anos para me formar, estudei em três faculdades diferentes sempre o mesmo curso. Sempre gostei de estudar sobre assuntos diversos. Para continuar aprendendo e me manter atualizado, leio revistas, sites de notícias e jornais, livros e procuro conversar com pessoas da área em que atuo.

INformando – Como você se vê?
César - Vejo-me como um bom amigo, filho e pai participativo. Tenho perfil apaziguador e facilidade de iniciar relações. Tentando me definir, arisco dizer que me considero criativo, objetivo e dinâmico. Procuro ser justo na vida e no trabalho, profissionalmente me empenho para cumprir o que prometo e me preocupo em prometer o que posso cumprir, meu maior desafio foi aprender a dizer não e sempre tive dificuldade em conviver com rotina rígida. Junto a isto, e a áreas de oportunidade, reúno minha determinação, como sendo as características pessoais, mais importantes para meu desempenho profissional.

Informando
– Como surgiu a idéia de abrir seu próprio negócio?
César - Tenho na Familia alguns empreendedores, o que de certa forma estimula a visão e interesse pra seguir a mesma atuação. A idéia surgiu depois de me desligar de uma multinacional onde trabalhei por sete anos, estava em busca de crescimento pessoal e profissional, decidi viajar para Irlanda para fazer pós graduação, mas isto não ocorreu. Durante os três primeiros meses, em que eu me preparava para viajar, surgiu o convite do meu sócio para aproveitar minha rede de contatos e unirmos nosso conhecimento relativo à área de tecnologia e Marketing.

INformando – Quais fatores você considera mais importantes para o sucesso da sua empresa? E você acha que o aprendizado adquirido na FTEC contribuiu? De que forma?
César - A experiência e gosto pela área de atuação, foco e determinação em superar os objetivos que nos propomos. Conhecimento do produto e mercado, e o constante desenvolvimento de uma marca forte e respeitada. Isto é importante. E todo isso, pude desenvolver melhor durante minha graduação na Ftec, Eu tinha experiência, conhecimento do produto e do mercado, mas não sabia como consolidar essas informações e aproveitá-las da melhor maneira, achava que sabia. Com o conhecimento teórico e pratico que adquiri e vivenciei durante a graduação do curso de Marketing, me possibilitou ver e estudar minhas decisões, de uma maneira mais coerente e baseada em resultados, pesquisas e fatos, e com acertar mais e atingir resultados e corrigir falhas mais rapidamente.

INformando
– Qual área de atuação da BestSoft?
César - Atuamos em nível nacional, as oportunidades são geradas através de ações de Marketing, aproveitamos os contatos para explorar o máximo de informação e maximizar cada negociação.

INformando - Além de sócio, qual o cargo que você ocupa na empresa?
César - Sou diretor comercial, e atualmente também respondo por outras áreas da empresa. Estamos no inicio da operação, pretendo focar, futuramente, em gestão de pessoas e relações publicas.

INformando – Qual sua jornada diária de trabalho?
César - Trabalho de 8 a 10 horas diário, não trabalho aos sábados ou domingos, já fiz muito isto sem real necessidade, atualmente procuro me organizar para cumprir o máximo de atividades dentro do horário definido.

INformando
– O que te dá mais prazer como empreendedor?
César - No processo de empreender o que me dá mais prazer é ver nossas realizações, ver as coisas acontecendo, e ver a solução de cada novo desafio, que aparentemente se faz insoluvel.

INformando – Quais fatores você considera mais importantes para o sucesso da sua empresa? E você acha que o aprendizado adquirido na FTEC contribuiu? De que forma?
César - A experiência e gosto pela área de atuação, nosso foco e determinação em superar os objetivos que nos propomos. Conhecimento do produto e mercado, e o constante desenvolvimento de uma marca forte e respeitada.

INformando – Quais os principais cuidados que você precisou tomar ao iniciar neste segmento? De que forma vocês buscam conquistar mercado?
César - Nosso mercado/produto requer além de um bom atendimento, conhecimento especifico, como requisitos básicos para atrair clientes. Nós buscamos oferecer respostas rápidas e atendimento personalizado como diferencial. Não há um único argumento para persuadir clientes, reunimos estratégia de divulgação, imagem com credibilidade e conhecimento para atrair e manter clientes.

INformando – O que você diria para alunos que pretendem iniciar um novo negócio?
César - Boa sorte! Se pretende iniciar um negócio, procure fazer o que tem afinidade ou satisfação em fazer. Faça, por menor que seja seu negocio, uma pesquisa e um plano de negocio, existe ajuda gratuita para isto e vai ser de grande importância para seu sucesso. Se teu nível de empreendedorismo e determinação for alto e você quer iniciar um negocio que não domina, mesmo sem dinheiro para investir. Se realmente estiver determinado, e tiver uma boa idéia, somado a uma boa rede de relacionamento, saiba que é possível. Também procure se cercar de pessoas que tem conhecimento na área, não pense em centralizar informações nem hesite em delegar tarefas ou atividades, leia sobre liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário